Os Melhores Cursos de Python Online do Brasil

Linguagem de Programação Python – Guia Inicial

linguagem-de-programacao-pythonInicialmente daremos uma visão geral da historia da linguagem python e listaremos diversos motivos para que você também aprenda e desenvolva seus projetos nesta linguagem.

Por fim, indicaremos alguns do melhores cursos online nesse segmento, desenvolvidos por profissionais renomados e amplamente reconhecidos por seus projetos em Python no Brasil.

Um pouco da historia da Linguagem Python

No final da década de 1980, Guido Van Rossum estava trabalhando no grupo de sistema operacional distribuído intitulado “Amoeba”. Ele queria usar uma linguagem interpretada como ABC (ABC tem uma sintaxe simples e fácil de entender) que poderia acessar as chamadas do sistema Amoeba. Então, ele decidiu criar uma linguagem que fosse extensível e integrativa… Isso levou ao desenvolvimento de uma nova linguagem que mais tarde ficou conhecido como Python.

Por que recebeu este nome?
Não. Não recebeu esse nome por uma jogada de marketing e fazer referência a uma cobra perigosa. Rossum era muito fã de uma série de comédia do final dos anos setenta. O nome “Python” foi retirado desta mesma série “Monty Python’s Flying Circus”.

Porque Aprender e Programar em Linguagem Python?

Listaremos abaixo alguns bons motivos para você se aprofundar nessa linguagem cada dia mais usada e integrada.

Motivo 1: Facilidade no aprendizado – Trata-se de uma linguagem extremamente fácil de aprender (mesmo quando você não tem muita vivência em programação), pois possui uma sintaxe muito simples e elegante. Sendo muito mais fácil de ler e escrever programas Python em comparação com outras linguagens como: C ++, Java, C #.  A programação torna-se divertida e permite que você se concentre na solução do problema ou no futuro programa em vez da sintaxe em si.

Motivo 2: Liberdade no Desenvolvimento – Seja você um programador novato ou experiente, com certeza será uma ótima opção iniciar sua jornada de aprendizagem em Python, pois o código é livre e aberto! Você pode usar e distribuir seus próprios projetos em Python livremente, mesmo que sejam para uso comercial! Além disso, você pode fazer suas próprias alterações no código fonte para se adequar melhor ao seu projeto

Motivo 3: Suporte e Informações Complementares – Python possui comunidades muitos grandes que aprimoram e disponibilizam as alterações em seus códigos. As comunidades são extremamente engajadas, fazendo da troca de experiencias e soluções de dúvidas um grande diferencial. Abaixo poderá encontrar algumas dessas comunidades.

Motivo 4: Alto Grau de Compatibilidade – Você pode mover programas Python de uma plataforma para outra, e executá-lo sem quaisquer alterações. Funciona perfeitamente em praticamente todas as plataformas, incluindo Windows, Mac OS X e Linux. Python é extensível e Incorporável…Suponha que um aplicativo requer alto desempenho. Você pode facilmente combinar pedaços de C / C ++ ou outras linguagens com código Python.
Isso dará ao seu aplicativo alto desempenho, bem como recursos de script que outros idiomas podem não fornecer fora da caixa.

Motivo 5: Uma linguagem de alto nível e facilmente interpretável – Ao contrário do C / C ++, você não precisa se preocupar com tarefas assustadoras como gerenciamento de memória, coleta de lixo e assim por diante. Quando você executa um código Python, ele automaticamente converte seu código para o idioma que seu computador entende. Você não precisa se preocupar com quaisquer operações de nível inferior.

Motivo 6: Grandes bibliotecas padrão para resolver tarefas comuns – Python tem um número de bibliotecas padrão gigantesca, o que torna a vida de um programador muito mais fácil, pois você não tem que escrever todo o código sozinho. Por exemplo: Você necessita conectar um banco de dados MySQL em um servidor Web? Você pode usar a biblioteca MySQLdb usando a importação MySQLdb.
As bibliotecas padrão em Python são amplamente testadas e usadas por centenas de pessoas. Assim, você pode ter certeza de que não vai quebrar o seu aplicativo.

Motivo 7: Focado no Objeto – Tudo em Python é um objeto. A programação orientada a objetos (OOP) ajuda a resolver um problema complexo intuitivamente. Com OOP, você é capaz de dividir esses problemas complexos em conjuntos menores criando objetos.

Como ou Onde Aprender Python?

Eu sou programador a mais de 11 anos, já desenvolvi projetos em diversas linguagens de programação desde C++, C# e Assembly até Django, Java, Delphi e por fim Python…
De todas as linguagens que já trabalhei Python foi a que eu definitivamente encontrei uma maior facilidade e flexibilidade na adaptação dos projetos.

E por trabalhar a tanto tempo, eu vivenciei não apenas várias linguagens, mas várias formas de aprender essas linguagens…Sendo que Java e Python eu posso dizer que aprendi de forma 100% online!
Ninguém hoje em dia precisa se deslocar da sua casa ou do seu trabalho, para alguma escola de programação!
A menos que ainda seja um iniciante.

Hoje a internet disponibiliza uma INFINIDADE de cursos, que ou são grátis, ou com um preço MUITO menor em relação à uma instituição técnica…até porque os produtores destes cursos não precisam arcar com as despesas comuns que uma instituição dessas tem.

Então… Caso seja de seu interesse, vou deixar abaixo 2 links com indicações de cursos totalmente online e com certificado de conclusão…
Esses cursos já vão te dar uma bela bagagem para iniciar seus projetos em Python, e ainda vão te disponibilizar um professor para te dar um suporte caso seja necessário.

linguagem de programação python        aprender a programar em python

 

Eu também criei esse post para tirar as dúvidas sobre os cursos de python online.
Então ficamos por aqui, espero ter ajudado na sua busca e boa sorte em sua empreitada!
Grande abraço!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado